sexta-feira, 26 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – “The dining hall”


               
           http://www.worldpressphoto.org/awards/2013/daily-life/jacob-ehrbahn


  De entre as sugestões desta sessão do Clube de Leitura, escolhi a foto de Jacob Ehrbahn, um fotógrafo dinamarquês que ganhou o terceiro lugar do World Press Photo 2013, com a fotografia intitulada “The dining hall”, na categoria Daily life.
  Infelizmente, na sociedade de hoje há muita gente a passar fome e que, muitas vezes, nem um pequeno prato de comida tem para se alimentar. Nesta imagem, podemos ver um homem, John McLean, que se dirige diariamente a uma instituição onde oferecem refeições a todos os sem-abrigo ou pessoas com dificuldades financeiras. As duas cores primárias que dominam a imagem, o vermelho e o azul, simbolizam, talvez, a alimentação, que é uma necessidade primária de qualquer cidadão, o que é sublinhado pela bandeira dos Estados Unidos na América pendurada na parede, como pano de fundo.
  Achei esta fotografia espetacular, pois dá-nos um retrato da sociedade nos dias de hoje e faz-nos refletir no valor de termos à nossa frente um prato de comida na mesa todos os dias. Faz-nos pensar no quanto somos sortudos. Este senhor sabe dar valor e agradecer a deus por aquela refeição simples, como se de um prato de ouro se tratasse.
  O fotógrafo Jacob Ehrbahn conseguiu capturar um momento que poderá servir de lição a muitos de nós. Talvez, agora, pensemos melhor quando desperdiçarmos comida sem pensarmos no que muita gente passa todos os dias!

Inês Torres
9º B nº 15

Sem comentários:

Enviar um comentário