sexta-feira, 26 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – “The dining hall”


               
           http://www.worldpressphoto.org/awards/2013/daily-life/jacob-ehrbahn


  De entre as sugestões desta sessão do Clube de Leitura, escolhi a foto de Jacob Ehrbahn, um fotógrafo dinamarquês que ganhou o terceiro lugar do World Press Photo 2013, com a fotografia intitulada “The dining hall”, na categoria Daily life.
  Infelizmente, na sociedade de hoje há muita gente a passar fome e que, muitas vezes, nem um pequeno prato de comida tem para se alimentar. Nesta imagem, podemos ver um homem, John McLean, que se dirige diariamente a uma instituição onde oferecem refeições a todos os sem-abrigo ou pessoas com dificuldades financeiras. As duas cores primárias que dominam a imagem, o vermelho e o azul, simbolizam, talvez, a alimentação, que é uma necessidade primária de qualquer cidadão, o que é sublinhado pela bandeira dos Estados Unidos na América pendurada na parede, como pano de fundo.
  Achei esta fotografia espetacular, pois dá-nos um retrato da sociedade nos dias de hoje e faz-nos refletir no valor de termos à nossa frente um prato de comida na mesa todos os dias. Faz-nos pensar no quanto somos sortudos. Este senhor sabe dar valor e agradecer a deus por aquela refeição simples, como se de um prato de ouro se tratasse.
  O fotógrafo Jacob Ehrbahn conseguiu capturar um momento que poderá servir de lição a muitos de nós. Talvez, agora, pensemos melhor quando desperdiçarmos comida sem pensarmos no que muita gente passa todos os dias!

Inês Torres
9º B nº 15

quinta-feira, 18 de abril de 2013

4.ª sessão – Fotografia – "The Golden Touch"



Eu selecionei para comentar a fotografia The Golden Touch, de Sergei Ilnitsky, cuja nacionalidade é russa, e que foi premiada na World Press Photo 2013, na categoria Sports Action.

Nesta fotografia podemos ver Jiyeon Kim, a mulher que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, na modalidade de esgrima (individual). O preto e o branco dominam a fotografia, talvez para demonstrar os altos e baixos (o escuro e o claro) que esta mulher teve na sua vida, até conseguir os seus objetivos.
Jiyeon Kim segura a medalha de ouro dos Jogos Olímpicos na sua mão e os seus olhos fechados, com um beijo sentido que dá à medalha, parecem revelar o seu grande esforço, a sua grande coragem, a sua força de vontade para enfrentar um grande desafio, o topo de uma carreira desportiva, o que terá demorado anos e anos a construir e que acabou por ser recompensado e premiado.
O aspeto desportivo abordado faz-nos pensar no trabalho de uma vida inteira para se conseguir alcançar um objetivo, as horas investidas na luta por um sonho, que muita gente poderia não acreditar ser possível alcançar, mas que, com trabalho e dedicação, esta desportista alcançou. A sua grande ambição, o desejo, que nem toda as pessoas entendem, o orgulho em estar a representar as cores da sua nação são sentimentos que nos atingem ao observar a imagem.
Eu identifico-me muito com esta fotografia, pois sei, enquanto desportista, o que uma vida desportiva custa a construir. Sei que custa a compreender e que custa a ser reconhecida.

Marta Viana - 9.ºB
N.º21